A Hérnia de Disco e o RPG Souchard- Tratamento

March 20, 2017

 

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas da coluna vertebral. A hérnia de disco é mais comum nas regiões lombar e cervical, por serem áreas que suportam mais carga e mais expostas ao movimento.

 

Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos localizados entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas.

 

Na hérnia de disco, existe uma fraqueza ou mesmo uma ruptura do anel que contém o disco, onde uma parte de seu conteúdo sai de sua posição normal e invade o canal vertebral, onde passam a comprimir as raízes nervosas, causando compressão sobre elas e, consequentemente, dor

 

 

 

Os discos deslocados (ou herniados) geralmente são causados por esforço excessivo ou trauma. Entretanto, alguns pacientes podem desenvolver hérnia de disco devido ao envelhecimento natural da coluna e fatores genéticos

 

.Existem alguns fatores de risco que podem acelerar esse processo como: movimentos repetitivos de flexão/torção da coluna vertebral, levantamento de pesos de forma incorreta, traumatismos na coluna, obesidade, tabagismo e genética.

 

Sintomas da Hérnia de Disco

 

Os sintomas dependem da causa do aparecimento da hérnia discal. A dor pode estar presente ou não.

 

Poucas pessoas sentem dor na coluna assim que o processo de degeneração se inicia, enquanto que a maioria só sente dor quando o processo já está avançado.Assim, é comum dores na região lombar e/ou nos membros inferiores (as vezes até o pé), de acordo com a localização da compressão.

 

Ou seja, se a compressão está à direita, o sintoma será no membro inferior direito e assim por diante. Pode ocorrer alteração da sensibilidade no membro inferior do lado acometido e dificuldade para andar ou realizar determinado movimento por incapacidade muscular, causada pela compressão de raízes nervosas.

 

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

 

 

 

Quando há dor ciática,  grande maioria das vezes, cerca de 90% das queixas, o motivo é uma hérnia de disco que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Os outros 10% podem ter causas como atividades físicas pesadas, posturas erradas, tumores e fraturas na coluna.

 

O RPG Souchard

 

A Reeducação Postural Global (RPG) é um tratamento individual no qual o fisioterapeuta utiliza os conceitos de cadeia muscular e aplica técnicas e exercícios com o objetivo de melhorar a postura e dor do paciente. Trabalha a globalidade do corpo e, portanto, trata as dores e a má postura através de sessões que englobam todas as articulações e a maioria da musculatura, ou seja, reeducação postural.

 

A. técnica usada por fisioterapeutas para corrigir disfunções do sistema músculo-esquelético, tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.

 

Criada em 1980 pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, a Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica que tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.Segundo os especialistas que aplicam o método, cada pessoa reage de maneira diferente a um problema.

 

A RPG Souchard é usada para resolver disfunções do músculo – esquelético. Podendo ser indicada para pessoas de todas as idades, age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por Esforços Repetitivos (LER), desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos e hérnias de disco. É utilizada também para proteger contra os processos degenerativos articulares.

 

Em crianças e jovens, previne as conseqüências da má postura.“Ninguém sofre de forma igual. Por isso, não podemos tratar todos como se fossem a mesma pessoa. Também não tratamos apenas o local onde há dor e sim todo o corpo”, explica Oldack Borges de Barros, fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de reeducação Postural Global (SBRPG).

 

Segundo ele, atualmente existem cerca de 8 mil RPGistas (fisioterapeutas que utilizam o RPG) em todo o mundo, sendo três mil só no Brasil. Além do nosso País, França e Itália ocupam posições de destaque na aplicação do RPG.

 

O RPG Souchard e a Hérnia de Disco

 

A grande maioria dos casos de degeneração dos discos intervertebrais é resolvida sem necessidade cirúrgica. O tratamento com a RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação. Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem taxas altas de sucesso . O método auxilia tanto no tratamento quanto na prevenção desse processo degenerativo.

 

Abaixo temos uma caso de um uma hernia de disco lombar com o paciente acamado sem conseguir andar devido a fortes dores. Houve perda total do musculatura da perna esquerda. A imagem da ressonância magnética  da esquerda foi no inicio do tratamento e a da direta 8 meses após. 

 

Abaixo o depoimento do Fisioterapeuta Fabio Ribas Molinari que tratou o paciente. 

 

"A imagens são das ressonâncias magnéticas do "antes e depois", representando o resultado do trabalho de RPG Souchard original(Reeducação Postural Global) no tratamento de uma "senhora" hérnia de disco lombar em parceria com o colega Flávio Tomazelli Faim.Muito gratificante acompanhar a melhora do paciente que no início do tratamento estava acamado e hoje está de volta ao surf! Muito bom trabalhar em casos de indicações cirúrgicas e conseguir poupar o paciente da cirurgia!!"

 

Um dos diferenciais do método de Souchard está relacionado ao fato de tratar o indivíduo, não à doença. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada. O tratamento com RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Consiste em exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. 

 

O fisioterapeuta que tiver interesse em fazer o curso de RPG Souchard pode clicar aqui ou na imagem abaixo e conferir a agenda dos cursos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Deformações Morfológicas da Coluna Vertebral

August 20, 2016

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square