RPG Souchard no tratamento da incontinência urinária

09 de novembro de 2021

Estudos realizados relatam que os exercícios, focados em posturas de correção propostas pelo método, foram indicados para recuperar o controle fisiológico do assoalho pélvico.

RPG Souchard no tratamento da incontinência urinária
Compartilhe:

Embora seja mais comum entre as mulheres, a incontinência urinária, ou perda involuntária de urina, pode afetar diversas esferas da vida do homem, tendo um impacto significativo na sua qualidade de vida, autoconfiança e masculinidade, segundo especialistas do Centro Especializado em Fisioterapia Oncológica, em São Paulo. Diante dessa condição que abala o aspecto físico, social e psicológico do paciente, o RPG Souchard, segundo os especialistas, pode desempenhar um papel importante no processo de recuperação.

Causada, em 90% dos casos masculinos, pelo câncer de próstata – embora possa surgir também em decorrência de cirurgias na bexiga e de lesões causadas por radioterapia -, a incontinência urinária ainda é um assunto pouco discutido. Os homens, em sua maioria, sentem-se envergonhados e sozinhos com esse problema. Trata-se, inclusive, de um tabu social. E a população masculina representa 25% dos casos de incontinência urinária no Brasil.

De acordo com especialistas, a recuperação do paciente passa por uma reeducação dos hábitos urinários e alimentares, e exercícios diários integrados às atividades de vida, além do total comprometimento do homem ao programa de tratamento proposto. E o RPG Souchard, desempenha um papel importante nesse cenário, principalmente com exercícios de fortalecimento pélvico e orientações, para recuperar a função miccional e auxiliar no pós-operatório, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e da autoestima dos homens.

Um recente estudo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo comprova a importância do tratamento de reeducação postural global no tratamento da perda involuntária de urina. Realizado neste ano, o estudo indicou que 96% dos pacientes que fizeram fisioterapia como tratamento pós-cirúrgico adquiriram, após 12 meses, a continência e aceleraram sua recuperação. Já em relação aos que não aderiram ao tratamento, apenas 75% voltaram a ter controle da urina.

Organização Rio de Janeiro

Estados: RJ, DF, CE, BA e PE

Rua Getúlio das Neves, 19
CEP 22461-210 - Jardim Botânico

21 2266-5964 - Sandra
21 97921-0005

ipsrpgrio@gmail.com

Organização São Paulo

Estados: SP, PR, SC, RS, MT e PA

Rua Geórgia, 210
CEP 04559-010 - Brooklin

11 5044-0675 / 5044-9605
11 95961-6762

organizacao@rpgsouchard-sp.com.br

SBRPG - Sociedade Brasileira de RPG

Insira aqui seus dados e na opção Mensagem*, nos informe curso e cidade de sua preferência