RPG: entenda como funciona a prática que alivia dores e desconfortos físicos

09 de setembro de 2021

Reeducação postural global é indicada para corrigir vícios posturais, aliviar tensões e melhorar a qualidade de vida

RPG: entenda como funciona a prática que alivia dores e desconfortos físicos
Compartilhe:

Quem nunca sentiu uma dor ou desconforto nas costas, ombros ou cabeça após um dia de trabalho ou estudo?

Para amenizar e tratar estas dores e outras inúmeras patologias, uma modalidade da fisioterapia vem ganhando adeptos por apresentar resultados eficientes: é a Reeducação Postural Global, o RPG.

Segundo a fisioterapeuta Fernanda Zanetti, RPG é um método manual suave, que utiliza posturas específicas (deitada, sentada ou em pé) e guiadas suavemente pelo fisioterapeuta para reorganizar de forma global.

“Podemos perceber que ao longo da vida vamos adquirindo hábitos e vícios posturais inadequados, seja por má postura, seja por alterações anatômicas pré-existentes ou por lesões. Estes acontecimentos vão gerando movimentos compensatórios, desequilíbrios e posturas antálgicas (contra a dor), que acarretam em cadeias de tensões”, destaca Fernanda.

A fisioterapeuta destaca também que outros fatores podem desencadear estes desequilíbrios, como as lesões por esforço repetitivo, as doenças autoimunes, o sedentarismo, o pós-trauma direto. Somam-se à lista o pós-doença grave, o tempo acamado, a gestação e as tensões por estresse, ansiedade ou compulsões, tão presentes no mundo de hoje.

RPG ajuda a corrigir vícios de postura adquiridos ao longo da vida — Foto: Divulgação | Interclínicas Curitibanos

 

Os pilares do RPG

 

A RPG é tão eficiente porque é baseada em três pilares:

 

  • Individualidade: como cada pessoa é única, sua reação e resposta ao estímulo também será único;
  • Causalidade: a causa de um problema pode estar distante de seu sintoma;
  • Globalidade: o corpo deve ser tratado como um todo, a fim de se identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

 

“É possível identificar, através de uma avaliação específica, praticamente todos os acometimentos musculoesqueléticos que requerem fisioterapia, e trata-los com a escolha das melhores posturas”, explica a profissional.

Durante a execução das posturas ativas e prolongadas, o corpo é colocado em tensão global e apresenta pontos ou áreas de maior rigidez, que através de técnicas e da respiração são corrigidas e o corpo é realinhado e reorganizado, colocando novamente em harmonia e em um bom funcionamento.

Não há idade limite para a prática da RPG, que pode ser praticada desde a infância. Porém, quanto melhor a consciência e a concentração melhor serão os resultados. Quando há contraindicação, costuma ser de origem médica.

Com a prática da Reeducação Postura Global – RPG – o paciente toma consciência do seu corpo, alinha-se e consegue manter o alinhamento, alonga e fortalece as estruturas que estão em desajuste. O resultado é o aumento da qualidade de vida, com melhor rendimento laboral ou nos estudos e descanso de qualidade.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/interclinicas-curitibanos/noticia/2021/07/26/rpg-entenda-como-funciona-a-pratica-que-alivia-dores-e-desconfortos-fisicos.ghtml

Organização Rio de Janeiro

Estados: RJ, DF, CE, BA e PE

Rua Getúlio das Neves, 19
CEP 22461-210 - Jardim Botânico

21 2266-5964 - Sandra
21 97921-0005

ipsrpgrio@gmail.com

Organização São Paulo

Estados: SP, PR, SC, RS, MT e PA

Rua Geórgia, 210
CEP 04559-010 - Brooklin

11 5044-0675 / 5044-9605
11 95961-6762

organizacao@rpgsouchard-sp.com.br

SBRPG - Sociedade Brasileira de RPG

Insira aqui seus dados e na opção Mensagem*, nos informe curso e cidade de sua preferência