
Quem nunca sentiu uma dor ou desconforto nas costas, ombros ou cabeça após um dia de trabalho ou estudo?
Para amenizar e tratar estas dores e outras inúmeras patologias, uma modalidade da fisioterapia vem ganhando adeptos por apresentar resultados eficientes: é a Reeducação Postural Global, o RPG.
Segundo a fisioterapeuta Fernanda Zanetti, RPG é um método manual suave, que utiliza posturas específicas (deitada, sentada ou em pé) e guiadas suavemente pelo fisioterapeuta para reorganizar de forma global.
“Podemos perceber que ao longo da vida vamos adquirindo hábitos e vícios posturais inadequados, seja por má postura, seja por alterações anatômicas pré-existentes ou por lesões. Estes acontecimentos vão gerando movimentos compensatórios, desequilíbrios e posturas antálgicas (contra a dor), que acarretam em cadeias de tensões”, destaca Fernanda.
A fisioterapeuta destaca também que outros fatores podem desencadear estes desequilíbrios, como as lesões por esforço repetitivo, as doenças autoimunes, o sedentarismo, o pós-trauma direto. Somam-se à lista o pós-doença grave, o tempo acamado, a gestação e as tensões por estresse, ansiedade ou compulsões, tão presentes no mundo de hoje.
RPG ajuda a corrigir vícios de postura adquiridos ao longo da vida — Foto: Divulgação | Interclínicas Curitibanos
Os pilares do RPG
A RPG é tão eficiente porque é baseada em três pilares:
- Individualidade: como cada pessoa é única, sua reação e resposta ao estímulo também será único;
- Causalidade: a causa de um problema pode estar distante de seu sintoma;
- Globalidade: o corpo deve ser tratado como um todo, a fim de se identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.
“É possível identificar, através de uma avaliação específica, praticamente todos os acometimentos musculoesqueléticos que requerem fisioterapia, e trata-los com a escolha das melhores posturas”, explica a profissional.
Durante a execução das posturas ativas e prolongadas, o corpo é colocado em tensão global e apresenta pontos ou áreas de maior rigidez, que através de técnicas e da respiração são corrigidas e o corpo é realinhado e reorganizado, colocando novamente em harmonia e em um bom funcionamento.
Não há idade limite para a prática da RPG, que pode ser praticada desde a infância. Porém, quanto melhor a consciência e a concentração melhor serão os resultados. Quando há contraindicação, costuma ser de origem médica.
Com a prática da Reeducação Postura Global – RPG – o paciente toma consciência do seu corpo, alinha-se e consegue manter o alinhamento, alonga e fortalece as estruturas que estão em desajuste. O resultado é o aumento da qualidade de vida, com melhor rendimento laboral ou nos estudos e descanso de qualidade.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/interclinicas-curitibanos/noticia/2021/07/26/rpg-entenda-como-funciona-a-pratica-que-alivia-dores-e-desconfortos-fisicos.ghtml